2007/12/06

A medida que faltava...

Ontem acordei com uma notícia estrondosa: " Governo quer cobrar 5 cêntimos por cada saco de plástico utilizado "... Ainda pensei:«O quê?! Porra!!! Acorda, moço! Já chega de pesadelos..."

Tomo o meu banhinho (sim, eu, mesmo vivendo dentro de água, ou não fosse eu o PEIXE-OVELHA, tenho que esfregar certas partes do meu corpo de vez em quando...), arranjo-me, e saio de casa, como em qualquer outro dia. Qual o meu espanto quando ligo o rádio do meu carro na minha viagem matinal e ouço exactamente a mesma barbaridade! Afinal era verdade!!!

Honestamente, estamos a brincar?! O sr. Engenheiro lembra-se de cada uma... Isto nem lembra ao diabo!! E a desculpa é sempre a mesma: "Ah, e tal, porque no resto da Europa já se faz isto há muitos anos, e é preciso reciclar, e desincentivar a utilização maciça e sem reutilização de sacos de plástico, e não-sei-quê"... Agora, esta medida levanta uma série de questões, entre as quais as seguintes: estará a nossa sociedade preparada para viver sem o saco de plástico?! Que artefacto o substituirá?! Como é que iremos fazer quando desata a chover e nos deparamos com o drama de nos termos esquecido do guarda-chuva em casa?! Já não poderemos colocar o saco de plástico do Pingo Doce na mona... E qual a alternativa ao uso do saco de plástico no pé por dentro da galocha?! Ah?! Aposto que os nenhum dos 'pseudo-inteligentes' se lembrou disto...

E o mais engraçado é que já li comentários de pessoas que concordam com esta medida!!! Como é possível?! Nós estamos a anos-luz do resto da Europa, quer a nível dos rendimentos dos particulares, quer a nível de infra-estruturas de reciclagem, e há quem concorde com esta estupidez?! Mais um custo para os nossos bolsos... Façam-lhe a conta: 0,05€ por saco x 20 sacos (média de sacos que utilizo de cada vez que vou ao Feira Nova, a quem agradeço o favor de continuar a não cobrar os sacos aos seus fiéis clientes, ao contrário dos palhaços do Pingo Doce que por acaso até são do mesmo grupo e 'chupam' 0,02€ por saco...) = 1,00€... Se multiplicarmos este valor por cada família de portugueses que vai às compras (considerando 2 pessoas por agregado familiar e considerando 10 milhões de portugueses) ou seja por 5 milhões, teremos uma receita para o Estado de 5.000.000,00€ apenas em sacos de plástico... E para quê? Para financiar a Sociedade Ponto Verde, que pelos vistos já recebe uma enooooooooorme contribuição que é devida pela aquisição deste tipo de produtos, taxa essa de nome ECOVALOR. Hmmm, cheira a 'tocaia'...

Se esta medida chegar a ser aprovada, exigirei, no mínimo, 1 contentor do lixo (daqueles verdes da Câmara) dentro de minha casa, 3 ECOPONTOS dentro do meu prédio e 15 MOLOCS com capacidade para 30.000 toneladas de lixo na rua onde vivo. E já estou a ser amigo...

Palhaços. Palhaços não, porque PALHAÇO é uma profissão muito digna... Dá-me vontade de citar um graffiti com muitos anos que se pode ler na Rua do Bonjardim: "P*tas ao poder, que os filhos já lá estão!!!". É uma mensagem sempre actual.

O PEIXE-OVELHA

Sem comentários: