2008/01/21

"A gente falarmos português..."

Ilustríssimos e pampanantes amigos, nunca foi minha intenção tornar este blog num espaço de ‘como bem falar português’, mas à luz das imagens que se seguem, creio ser indispensável uma clarificação avisada e competente, não vá alguém pensar que ‘assim é que se fala Bom Português’…


Seremos todos fãs, com certeza, da gastronomia minhota. Pelo menos, eu sou. Mas o que ressalta à vista, não é o facto deste restaurante particular de nome “JÀ ABREU” se chamar “JÀ ABREU” – espera aí! Pára tudo! “JÀ ABREU” não é o nome?! Não?! Ah, ok, o restaurante chama-se “ESPERANÇA”! Que por acaso já abreu… – mas antes o facto de servir TRILOGIAS DE ESPETADAS DE CARNES GRELHADAS… Repito: Trilogias… Deve ser óptimo. Existe a 1ª espetada de carne; existe a sequela da 1ª espetada de carne; e existe a trilogia completa da espetada de carne!!! Esqueçam a trilogia do Senhor dos Anéis ou do Matrix! Trilogia de espetadas de carnes grelhadas é o que está a dar!!!
Um aparte para o qual chamo a vossa atenção: este restaurante, que por acaso já abreu e que serve trilogias de espetadas de carne, fica junto AU Lidl…


Quem nunca experimentou a desagradável sensação de água gélida na pele, após o seu sobretudo receber uma quantidade de água generosa, fruto de uma nuvem extremamente carregada num dia em que se esqueceu do guarda-chuva em casa? Mais uma vez, eu já passei por lá… Aliás, a mim tudo me acontece. Ou melhor, quase tudo – não se ponham já a mandar bocas. E é com enorme tristeza que reparo que este anúncio não contém qualquer contacto, pois eu, apesar de ser um PEIXE, necessitava de mandar impreameblizar a minha gavardine… Aliás impermeavelizare… Ou melhor, impremealverizar. Assim é que é. Ou não? Passemos à frente.


Mais um momento de dificuldade para quem lê… O ponto de interrogação no final da frase, meu senhor? Como é? Já agora, podia ter sido mais específico e dizer-nos no que é que não devemos 'meicher', não acha? Veja lá isso, Ó QUÊM? (repararam no ponto de interrogação no final da minha frase? É muito importante. Faz toda a diferença para quem lê…)


Dizer-se que ‘à tramoços e minuins’ sem mais nada a acompanhar, é um perfeito disparate. Toda a gente sabe que para ‘aver’ qualidade no tramoço e no minuim, é preciso ‘aver’ uma boa bejeca na mesa… É ou não é? Não estou a dar nenhuma novidade, pois não? Ainda assim, temos que dar o braço a torcer e realçar o que de bom se pode concluir desta fotografia... Quem não sabe o que são tramoços e minuins, basta olhar para as amostras naqueles saquinhos de plástico. Isto sim, é ‘savoir-faire’… É assim que se ganham clientes… Mas sem bejeca, nada feito.


E o Palhaço, ah?! E o Palhaço?! Depois admiram-se que as crianças não queiram ir ao circo… Põem imagens de IPPOPOTAMOS AFRICANOS no cartaz! Ainda se fossem imagens de hippopotamos africanus, sempre teria outra credibilidade. Agora fotografias de Ippopotamos Africanos, francamente, não havia necessidade…


Não valia a pena estar a ajavardar o cartaz… É demasiado forte e ofensivo! Estão crianças a ler. Há gente que não tem mesmo escrúpulos e coloca palavrões a seu bel-prazer em plena praça pública. Não há direito… Exijo que aquela frase seja alterada para “Vende-se esta merda”!! E não estou a brincar.

O PEIXEANUS - OVELHINUS

1 comentário:

André disse...

Estoue cem palabras!